Criar uma Loja Virtual Grátis
Contentamento

Filipenses 4:10-13

 alegria,alongamento,braços abertos,braços estendidos,contentamento,contente,emoções,Fotografias,liberdade,mulheres,olhar para cima,pessoas,sol

Um dos maiores problemas do homem é o de não se contentar com o contexto de sua vida. E a partir daí produz em seu coração murmurações, queixas, invejas, aflições, cobiça, ingratidão, etc.

Um grande exemplo é o Povo de Israel. Deixou o Egito por intermédio de Moisés e seguiu em direção à terra prometida. Mas no deserto Moisés foi alvo de inúmeras críticas. O povo não estava satisfeito com o que tinha para se comer, reclamavam da água, das leis, das decisões e nunca o vemos contentes com o que Deus lhe havia prometido. O povo chegou a afirmar que o Egito era a terra que manava leite e mel e deseja voltar para lá. (Números 16:13).

O que a Bíblia fala sobre contentamento?

A carta de Paulo aos Filipenses nos mostra o que é de fato o contentamento: “...aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” Fl (4:11). Paulo estava preso e pela terceira vez recebe um donativo daquela amada igreja suprindo assim sua necessidade. Paulo se enche de alegria, mas deixa claro para eles que não é simplesmente por causa do grande ato de bondade para com ele, pois “Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escasssez.” Mesmo passando por aflições Paulo se contenta, pois “tudo posso naquele que me fortalece”, em outras palavras: Estou contente em Cristo em todas as circunstâncias. Meu contentamento está em Jesus Cristo a quem sirvo, e não somente agora por ter recebido esse surpimento.

            Nós cristão, somos contentes? Com o que devemos nos contentar?

 

O cristão deve se contentar com o que tem

 

O cristão não pode jamais medir sua alegria pelo nível de sua prosperidade. Mas, ultimamente não é isso que acontece. A teologia da prosperidade vem trazer uma forma de você não ficar contente em toda e qualquer situação.

            O pensamento do crente tem girado em torno do: “Não tenho o suficiente, logo, se conseguir mais aí sim estarei contente”. Em Eclesiastes 5:10 nos diz: Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também é vaidade.” Os que querem mais são infelizes, raramente ganham o que buscam. O cristão deve se envergonhar com a insatisfação e descontentamento de em coisas materias. ( Eclesiastes 6:7; I Timóteo 6:8; Filipenses 4:11-12; Lucas 3:14). O contentamento não tem a ver com o que temos, mas é a nossa atitude quanto ao que temos.

 

O cristão deve se contentar com suas limitações pessoais

 

            Todos nós temos limitações em alguma área. O mundo, com suas concupiscências, tem se infiltrado no povo de Deus ditando algumas regras como, por exemplo, o culto ao corpo, a concorrência profissional, descontentamento com que ela simplesmente é, trazendo frustrações e até mesmo traumas na alma, visto não ser aquilo que o mundo “precisa”. O cristão vive em Cristo. “ Sou o que sou pela graça” (I Co 15:10). Paulo teve o espinho na carne, mas foi na sua fraqueza que o poder de Deus estava se aperfeiçoando nele trazendo o contentamento em seu coração ao saber que Deus operava através dele nas suas limitações. (II Coríntios 12:9-10).

            Há propósito de Deus em nossas limitações. “Foi Ele quem nos fez e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. (Salmo 100: 3). Não que alguém não deva crescer e amadurecer em caráter, mas saber que é aquilo que é em crescimento no Senhor Jesus de acordo com sua palavra, e não de acordo com este mundo.

Alguns usam suas limitações como desculpas para não servirem ao Senhor de fato e de verdade. Vemos isso na parábola dos talentos em Mateus 25. Esse descontentamento se torna pecado quando deixamos de olhar para o Senhor e fixamos os olhos nas cobranças e regras do mundo.

 

O Cristão deve se contentar nas circunstâncias da vida

 

            Como qualquer pessoa, o cristão passa por terríveis circunstâncias na vida. Paulo era viajante, pregando o Evangelho, agora preso numa das piores cadeias daquele tempo, nem por isso murmurava, mas às vezes cantava dentro da prisão louvando ao Senhor (Atos 16:25) Inclusive sua prisão fez o evangelho progredir ainda mais (Filipenses 1:12-20). Deus, independente de nós, controla todas as coisas. Em momento algum Paulo poderia pensar que, o fato de estar preso, o Evangelho não seria pregado. E como Deus está no controle e Nele confiamos, em todos os momentos, Ele age em favor dos seus filhos. (Romanos 8:28). Não devemos nos portar como os estóicos, confiando em seus próprios recursos afirmando ficar imperturbáveis ante o prazer e a dor. Mas confiar sempre no Manancial de suficiência: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Os que rejeitam a Cristo não compreendem como pode um cristão permanecer sereno na adversidade e humilde na prosperidade.

            Por mais que o crente chore diante das suas dificuldades no seu coração há riqueza de alegria em saber que o seu Deus permanece fiel e não deixará que os seus pés se resvalem, pois não dormita nem dorme o guarda de Israel.

 

Portanto a Palavra de Deus é clara: “Seja a vossa vida sem avareza, Contentai-vos com as cousas que tendes. Porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”(Hebreus 13:5)

            Nossa riqueza e contentamento estão em Deus e nas suas promessas, pois Ele está conosco sempre (jamais te abandonarei)

Será que estamos contentes com o que temos, com o que somos e pelo que passamos? Ou temos sido afligidos pelas murmurações, queixas, invejas, aflições, cobiça, ingratidão da vida?

 

“Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.”  (Provérbios 16:16)

 

 

Pastor Lucas